|
|
Registros recuperados : 69 | |
7. | | CAMPOLIN, A. I.; FEIDEN, A. Educação, formação de professores e identidade camposesa. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2010. 3 p. (Embrapa Pantanal: Artigo de Divulgação na Midia, 142) Formato eletronico. Disponivel em: Campo Grande News, Agora MS, MS Notícias, Naviraí Notícias, Dourados News, Diário Corumbaense (impresso). Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
| |
10. | | PIOVEZAN, U.; FEIDEN, A.; CAMPOLIN, A. I. Percepção de pantaneiros sobre a importância do porco monteiro: avaliação preliminar. In: SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLÓGICOS DE MS, 3., 2012, Glória de Dourados. O saber tradicional e o científico: a interação encurtando caminhos para o desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012. 1 CD-ROM. Editado por: Leandro Fávio Carneiro, Milton Parron Padovan. 4p. Publicado também no Cadernos de Agroecologia, v. 7, n.2, 2012. Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
| |
11. | | PIOVEZAN, U.; CAMPOLIN, A. I.; FEIDEN, A. Diagnóstico parcial do potencial para a produção agroecológica na terra indígena Guató - Ilha Ínsua, MS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 5., AGROECOLOGIA E TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS, 2007, Vitória, ES. Anais ... Vitória, ES, 2007. 4 p. Disponível também em: Revista Brasileira de Agroecologia, v.2, n.2, out., 2007. Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
| |
12. | | CAMPOLIN, A. I.; FEIDEN, A.; GALVANI, F. A interação ser humano-natureza. Corumbá, MS: Embrapa Pantanal, 2007. 3 p. (Embrapa Pantanal. Artigo de Divulgação na Mídia, 121). Disponível também em: clickpantanal, estadomsnews, bonitonoticias, portalms, capitaldopantanal, maracaju.news, agronline, infobibos, aquidauananews, zoonews, opantaneiro, agrolink, criareplantar, portalbonito, perfinews, corumbaonline,... Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
| |
18. | | CAMPOLIN, A. I.; SOARES, M. T. S.; FEIDEN, A. Fossa séptica biodigestora: participação e apropriação de tecnologias na reforma agrária. In: SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 3.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLÓGICOS DE MS, 2010, Corumbá, MS. Construindo um futuro sustentável: anais. Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste; Corumbá: Embrapa Pantanal; Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 2010. 1 CD-Rom. Disponível também em: Cadernos de Agroecologia, V. 5, n.1, 2010. Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
| |
19. | | GALVANI, F.; CAMPOLIN, A. I.; PINHEIRO, R. S. Programa de gestão ambiental da Embrapa Pantanal. Corumbá, MS: Embrapa Pantanal, 2007. 3 p. (Embrapa Pantanal. Artigo de Divulgação na Mídia, 116). Disponível também em: agrosoft, douradosinforma, aixadanaweb, portabonito, aquidauananews, navirainews, aquidauananews, reporterms, zoonews, portaldoagronegocio, criareplantar, opantaneiro, msnoticias, bbcnews, boletimpecuario,... Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
| |
Registros recuperados : 69 | |
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Pantanal. Para informações adicionais entre em contato com cpap.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
01/11/2011 |
Data da última atualização: |
19/02/2013 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CAMPOLIN, A. I.; FEIDEN, A.; BORSATO, A. V. |
Afiliação: |
ALDALGIZA INES CAMPOLIN, CPAP; ALBERTO FEIDEN, CPAP; AURELIO VINICIUS BORSATO, CPAP. |
Título: |
Educação no campo e formação de professores: a agroecologia como princípio educativo. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAMPO, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, 1., 2011, Dourados. Anais... Dourados: UFGD, 2011. |
Descrição Física: |
CD ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Nos últimos anos o município de Corumbá-MS, desenvolveu um programa para a formação de professores de escolas campo, procurando atender ao princípio da educação no campo que incluí os elementos terra, o ambiente e a sua relação com o cosmos, democracia, resistência e luta pela terra, assim como as questões sociais, políticas, culturais, econômicas, científicas e tecnológicas. Pesquisadores da Embrapa Pantanal contribuíram com a discussão de agricultura famíliar, agroecologia e assuntos relativos a vida camponesa. Um questionário foi aplicado aos 84 professores participantes de um ciclo de palestras em 2009. Perguntamos: O que você entende para agroecologia? Os resultados mostraram que 86% deles associaram agroecologia com agricultura sustentável. Isso pode ser reflexo das ações desenvolvidas pelos pesquisadores tanto nas escolas como nos encontros de Educação do Campo organizados pela Secretaria de Educação do município. Indica ainda a importância que os professores vêem dando às questões ambientais a partir da inclusão destas nas políticas públicas e parâmetros curriculares da educação nacional. Somente 7,1% dos docentes demonstraram não ter conhecimento nem aproximado do que seja agroecologia. |
Thesagro: |
Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
Marc: |
LEADER 01802naa a2200169 a 4500 001 1904641 005 2013-02-19 008 2011 bl --- 0-- u #d 100 1 $aCAMPOLIN, A. I. 245 $aEducação no campo e formação de professores$ba agroecologia como princípio educativo. 260 $c2011 300 $cCD ROM. 520 $aNos últimos anos o município de Corumbá-MS, desenvolveu um programa para a formação de professores de escolas campo, procurando atender ao princípio da educação no campo que incluí os elementos terra, o ambiente e a sua relação com o cosmos, democracia, resistência e luta pela terra, assim como as questões sociais, políticas, culturais, econômicas, científicas e tecnológicas. Pesquisadores da Embrapa Pantanal contribuíram com a discussão de agricultura famíliar, agroecologia e assuntos relativos a vida camponesa. Um questionário foi aplicado aos 84 professores participantes de um ciclo de palestras em 2009. Perguntamos: O que você entende para agroecologia? Os resultados mostraram que 86% deles associaram agroecologia com agricultura sustentável. Isso pode ser reflexo das ações desenvolvidas pelos pesquisadores tanto nas escolas como nos encontros de Educação do Campo organizados pela Secretaria de Educação do município. Indica ainda a importância que os professores vêem dando às questões ambientais a partir da inclusão destas nas políticas públicas e parâmetros curriculares da educação nacional. Somente 7,1% dos docentes demonstraram não ter conhecimento nem aproximado do que seja agroecologia. 650 $aEducação Ambiental 700 1 $aFEIDEN, A. 700 1 $aBORSATO, A. V. 773 $tIn: SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAMPO, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, 1., 2011, Dourados. Anais... Dourados: UFGD, 2011.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|